Lipstick finishes

Entenda mais sobre os diferentes tipos de acabamentos dos batons (em particular os batons da MAC)


Quase toda mulher adora usar batons. Mais infelizmente nem todas entendem os diferentes tipos de acabamentos dos batons. Isso é uma coisa que eu pessoalmente só dei conta em 2009, porque antes disso, não tinha nenhuma noção dos acabamentos, só comprava, usava e muitas vezes reclamava.lol As vezes quando falo com as minhas amigas e familiars acerca dos acabamentos dos batons, em particular os batons da MAC (porque e a unica marca que faz todos os tipos de acabamentos), parece-me que elas ficam confusas, e muitas nem fazem ideia do que é eu estou a falar. Uma vez dessas uma das minhas amigas, comentou dizendo “PRA MIM OS BATONS DA MAC SAO TODOS IGUAIS EM TERMOS DE ACABAMENTO, SO MUDA A COR” . Então vaidosas para esclarecer essa questão (lipstick finishes) decidi partilhar aqui a minha experiênca práctica e conhecimentos atraz de pesquizas o meu ponto de vista acerca dos acabamentos dos batons
O acabamento de um batom, discreve a textura dele (do batom) e a maneira como ele ira refletir nos lábios. O acabamento de um baton também afeta a cor e consequentemente o seu preço é claro. Como também já se sabe o batom vem em diversos formatos (em forma de crème, liquid, nos potes e por ai fora). Mais eu vou me focar somente nos batons normais (sólidos).
E para falar deste assunto, eu decidi escolher os batons MAC porque  quase toda gente (a nivel mundial)conhece e não só, a MAC e a única marca que faz batons com todos os tipos de acamento. Vo começar a explicar.

MATTE - rico em termos de pigmentação, não tem brilho e nem é suavel quando aplicamos nos lábios. Alguns batons matte acabam sendo completamento secos. O segredo no uso de batons matte, é sempre certifficar-se que os laábios estao bem limpinhos e já hidratados neste caso (para um aspecto mesmo matte, não use label muito gorduroso). O look final do baton matte, quando usado pode parecer sofisticado, elegante, fashion e até memsmo parece um trabalho de artista de revistas. Por ser seco, este tipo batom tem a tendência de penetrar nas linas dos labios e também realçar ainda mais as mesmas linhas ou rachas, se assim posso dizer. Normalmente este tipo de baton demora muito tempo nos lábios e não tem tendência nenhuma de escoregar. Este tipo de baton pode ser comprado em todas as lojas de produtos cosmeticos e pode ser de qualquer marca incluindo, MAC,NARS,SLEEK,NYX,CHANEL,YSL e por ai fora.


SATIN (cetim)- rico em termos de pigmentação, hidrata muito os lábios e é  semi-matte. Depois do matte, em termos de cor viva, pigmentação, o Segundo acabemento neste caso e o satin (cetim).Reflete cor viva, é mais suavel e massio, e comparando com o matte, o batom satin têm um pouco de brilho. (EU ADORO ESTE ACABAMENTO)



FROST(geado)- Super pigmentado com um luzes fuscas. Como o próprio nome já diz- luzes. Batons frost são muito bom em termos de pigmentação mais com umas luzes/brilhos derivado a centilação e particulas (graus) brilhantes que contém no baton. O brilho varia, de um brilhozinho leve a brilho forte depedentemente da cor e as vezes da marca. Este  tipo de baton até um certo ponto funciona tipo os batons matte porque ele tambem facilmente realça as linhas/rachas dos lábios e pode secar ou dar sensação de baton seco nos lábios. Quando usado, depois de algum tempo nos lábios, a cor desaparece mais as pequenas particulas brilhantes, tem a tendência de fica nos lábios. (INFELIZMENTE NÃO SOU MUITO FÃN DESTE ACABAMENTO)


CREMESHEEN- cremoso e cheio de brilho. Esta palavra cremesheen é so usado nos batons da MAC, mais muitas marcas fazem o mesmo tipo de baton, com o mesmo acabamento (cremoso e brilhante), mais só que chamam eles de batons cremosos com brilho (creamy shine). Há por ai batons com este acabamento, mais que possuem cor vivas e deixam os lábios bem hiratados. Por serem batons muito cremoso o sua duração nos lábios é bem reduzido (desaparece facilmente nos lábios). Normalmente o aspecto destes tipos de batons é assim cremoso e com bastante brilho (é fixe porque não é preciso usar um gloss por cima) e não há necessidade de usar um gloss por cima. É uma opção optima para mulheres que têm os lábios muito seco. Este é um dos acabamentos mais populares em termos de batons.


AMPLIFIED CRÈME- muito cremoso mais com pouco brilho. Este é um acabamento exclusivo da MAC e basicamente é uma versão menos brilhante e mais pigmentada com relação o cremesheen. É cremoso, a cor reflete muito bem nos lábios e claro, infelizmente não dura muito tempo nos lábios. (EU ADORO ESTE ACABAMENTO TAMBÉM)





GLAZE- muito pouco pigmentedo, a cor quase que não aparece nos lábios mais brilha bem. Este acabamento tem uma cor suavel e um apecto brilhante. É quase igual a um gloss em forma de lápis. Infelizmente não demora muito nos lábios. Este tipo de  baton é mais pra aquelas mulher que não gostam muito de batons vivos mais sim um toquezinho com brilho






LUSTRE- tem brilho e da uma sensação de lábios molhados. Este acabamento é similar ao GLAZE mais em versão mais brilhante até o ponto de dar a sensação de labios molhados (não sei se me faço entender.. algo assim tipo alguém que bebeu sumo e não limpou os lábios..lololol muito suculento..heheheh). O aspecto é assim tipo lábios molhados






SHEEN SUPREME
- são batons ultra-cremosa, fórmula hidratante, com um acabamento brilhante. De certa forma, este acabamente me faz lembrar a textura do Revlon Lip Butters (mas mais cremoso) - eles são como um bálsamo suave, cremosa, mas com cobertura  opaca. Eu pessoalmente acho este acabamente fixe para aqueles raparigas que gostam de batons com fórmulas mais suaves e brilhantes. 





xox

No comments:

Post a Comment