Batom vermelho | dicas + aplicação

Batom vermelho

Pergunto-me primeiro! O porquê de muita “frescura”, drama e medo para usar tanto o batom vermelho como os de cores berrantes? Coitado do charmoso, sexy, elegante e lindo batom vermelho, que vê toda sua elegância e brilho apaixonante em causa devido, ainda, à falta de aceitação por parte daqueles que não conseguem alcançar a verdadeira essência do batom paixão (vermelho).  

Já ouvi muitas mulheres e, até mesmo, muitos homens a pronunciarem-se de forma negativa acerca do batom vermelho (ou de cor rosa). Ouvi comentários do tipo (ou género) como;
  • ·     O Batom vermelho é sinónimo de prostituição;
  • ·     É muito vulgar;
  • ·     É utilizado e aplicado apenas por mulheres ousadas (atrevida no mal sentido);
  • ·     O seu tom forte é associado ao ridículo e fica feio;
  • ·     Mulher com batom vermelho são muitos mambos;
  • ·     Não fica bem às mulheres de pele escura (negras, morenas e mulatas),Etc

Pessoalmente, penso que esses comentários não reflectem a verdadeira essência do Batom vermelho, deste modo, considero-os tristes, ignorantes e estranhos. Há, sensivelmente, 15 ou 20 anos atrás as mulheres dos PALOPES e, em particular, angolanas e portuguesas eram criticadas com alguma frequência aquando do uso do batom vermelho. Especialmente, quando essas usavam-na durante à luz do dia. Mas, felizmente, com a modernização e a evolução das tendências da moda e da beleza, as pessoas (homens e mulheres) começaram aceitar o uso e a utilização do batom vermelho como simples produto cosmético e sem preconceitos. Os Batons vermelhos não são aplicados apenas por mulheres que são caracterizadas como pessoas com auto-estima elevada ou pessoas bastantes vaidosas que não têm medo de o fazerem. Qualquer mulher, independentemente, da raça, estrato ou classe social, estatura física e aparência facial pode desfrutar do charme, elegância e paixão do batom vermelho.

Actualmente, ainda existem muitas mulheres, algumas até conheço pessoalmente, que procuram justificações ridículas para não usarem o batom vermelho. Eu pessoalmente considero essas justifições sinonimo de medo. Têm-na porque não sabem como usar e aplicar o batom vermelho, têm-na porque receiam chamar a atenção e ouvirem comentários menos sensíveis (não agradáveis) de outras pessoas.

Já ouvi várias desculpas desde às mais ridículas às mais aceitáveis. 

Comentários ridículos tais como:
  • ·     Eu sou muito escura e, por isso, não posso usar o batom vermelho;
  • ·   Estou muito pálida e, por isso, não posso usar, talvez, no verão sim, mas inverno nem pensar;
  • ·     Sou muito bolachuda para usar…..lolol;
  • ·     Tenho os lábios muito grande;
  • ·     O batom vermelho é muito complicado e exigente de se usar;
  • ·     Tenho a cara muito fininha e não fica bem…….O QUE???, e, Etc.

Aceitaveis tais como:

·     Não gosto de chamar muita a atenção e, por isso, não uso;
·     Não me sinto confortável;
·     Nunca usei e, por isso, não sei como usar ou se ficará bem, enfim…;
·     Etc.

Eu tento sempre convencer as mulheres (amigas, familiares, conhecidas e colegas) a usarem batons de cores vivas e, em particular, o batom vermelho porque para além de serem bonitos, realçam mais a beleza facial da mulher e também dão aquele ar alegre, de auto-estima e de mulher vaidosa

Qualquer mulher bem maquiada chama atenção, por isso, quando se usa um batom vermelho, a mulher tem de estar consciente de que vão olhar para ela. Qualquer produto (sombras, blush, batom) com uma cor viva chama a atenção. Com isso, a mulher deve ter em conta que tem que tentar o máximo possível ignorar às atenções (ou seja, os olhares constrangedores) e, agir com naturalidade e charme quando se faz acompanhar de uma maquiagem ou do batom vermelho… “prontos”, e com Glamour quando necessário. 

Qualquer mulher pode usar o batom vermelho ou um outro produto que seja de cor viva para isso deve-se sentir acima de tudo assim:
  •  Confortável;
  •  Segura (auto-estima);
  •  Ter personalidade;
  •  Destemida; e,
  •  Bonita ao seu jeito.
E o Batom vermelho pode significar:
  • ·     Poderosa;
  • ·     Viva (de viver);
  • ·     Bonita;
  • ·     Confiante;
  • ·     Aventurosa; e,
  • ·     Sexy;
  • ·     Hollywoodesca (glamorosa);
  • ·     Chic/posh;
  • ·     Elegante;
  • ·     E acima de tudo vaidade.


Dicas rápidas e práticas

Raparigas, o batom vermelho como qualquer um outro batom de cor viva e, por natureza, exigente (em termos de maquilhagem). Deve ser combinado ou conjugado quando usado, isto é:

   " Como eu digo sempre o cabelo faz uma grande diferença, por isso, certifica sempre se tem o cabelinho bem trato e arranjadinho (o cabelo bem penteadinho)"
  1. Primeiro, usar um bom creme hidratante para pele facial (cara). Se tiver a pele da cara toda lizinha e não sente a necessidade de usar uma base ou ainda algo mais leve como, o creme com tinta (para esconder as imperfeições), então nao o faça. Para aqueles mulheres que sente a necessidade de alisar a pele  para camufular pequenas imperfeições tais como; olheiras (comum), manchas, cicatrizes, borbulhas e/ou acnes, aconselho que usem uma basezinha (base) para alisar a pele, deixando-a com um aspecto perfeito.
  2. Terceiro, certifique que as sobrancelhas estão bem bonitinhas e preenchidas (isso não pode faltar).
  3. Durante o dia se quiser usar o batom vermelho, use sombras suáveis (ou leves) ou de cores naturais como as famosas “sombras de cor nua, ou, da cor da pele” (creme bege ou castanho claro) e à noite pode abusar.
  4. Cuidado ao usar batom vermelho com brilho. Eu, pessoalmente, evito usar muito brilho durante o dia. Portanto escolha um batom vermelho com pouco brilho para usar durante o dia, e a noite use-o como quizer.
  5. Durante o dia  tenha cuidado com o blush, use blushes leve, naturais e com pouco brilho (ou, de preferência sem brilho). E a noite, ja sabe, pode usar com brilho. Eu pessoalmente prefiro usar blushes suaves quando uso batons de cor viva ou berrante)


Conselho para as principiantes

Mulheres de pele clara: comecem por usar batons vermelhos claros e sem brilho e, podem também acrescentar um brilhozinho através de um gloss. Usem sempre um lápis da cor do batom ou em tom mais escuro para delinear e preencher os lábios (opcional).

Mulheres de pele escura: comecem por usar batons vermelhos escuro, ou vermelho com tons acastanhados e alaranjados. E para delinear ou realçar os lábios; o processo é o mesmo para cores claras (brancas, ruivas, cabritas) e escuras (negras, morenas e mulatas).

As sortudas neste caso, são as mulatas (raça mista), como a cor da pele é uma mistura de branco e negro, então para elas qualquer cor fica bem, do vermelho claro ao vermelho escuro.

E pronto, prestar atenção à roupa e aos acessórios que vai usar, independentemente, da ocasião e, do ambiente, é sempre importante saber combinar tudo. Por exemplo, não vou ou não vais usar um batom vermelho com sapatos vermelhos, um vestido vermelho, mala vermelha e/ou verniz vermelho. NÃOOOO. Todos estes produtos são lindos para se usar usar, mas só quando combinados com outras cores.

A combinação do Batom vermelho com o vestido vermelho ou vestido branco, prete ou azul com batom vermelho, é algo que eu sinceramente usaria se tivesse que ir a uma festa de gala, espectáculo como de jazz ou ópera, shows de moda e, possivelmente, casamento.


Processo e método de aplicação
  • Escolha um batom vermelho consoante a textura, cor e tipo de batom (seco sem brilho “matte”, cremoso ou creme puro “creamsheer” batom com brilho “pearl”). Escolha um tom que acha conveniente para a ocasião, sem se esquecer da sombra que vai usar e do blush.



  • Use um bom lápis para delinear e preencher os lábios (só preenche se quiser). A vantagem de preencher os lábios com o lápis para além de ajudar a cor do batom a realçar mais, também ajuda o batom a demorar mais tempo nos lábios (umas boas horas.) Use lápis com tom mais escuros que o batom ou exactamente da cor do batom. Delineia devagar e com pequenos traços para não borrar.



  • Depois passa o batom nos lábios e, se quiser, para ajudar a preencher bem os lábios e para evitar borrões, use um pincel (para batons).
  • Pinta muito bem o batom no meio dos lábios. E se não quiseres que o batom brilhe muito passa um guardanapo por cima, só para tirar o excesso e também o brilho.

Usa o corrector (olheiras, manchas, espinhos, etc.) com a ajudo de um pincel achatado para passar nas bordas da boca. Isso vai fazer com que a boca fique bem desenhada e com que tenha um aspecto perfeito, dando-lhe um realce melhor.


TAN TAN……….já está prontinha para arrasar.


xox




No comments:

Post a Comment